Patrocinadores

  • Facebook Basic Black
  • LinkedIn Basic Black
  • Twitter Basic Black

ISCAP - Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto

Rua Jaime Lopes Amorim, s/n

4465-004, São Mamede de Infesta

T. +351 22 905 00 00

A desinformação na era da informação

Comissão Organizadora

Agostinho Sousa Pinto

Ana Lúcia Terra

Ana Paula Camarinha

António José Abreu

Luís Silva Rodrigues

Maria Inês Braga

Milena Carvalho

Paulo José Trigueiros

Rui Humberto Pereira

Susana Martins

 

O XIV Encontro CTDI apresenta-se como um fórum de reflexão sobre a Informação na era da desinformação a decorrer no dia 23 de abril de 2020 no ISCAP, Politécnico do Porto.

Parece um paradoxo mas é uma realidade – e muito preocupante - existir desinformação numa sociedade predominantemente  digital, em que o que mais abunda é a informação propagada em quantidades e velocidades vertiginosas. Se as novas TIC vêm facilitar o acesso e produção mais generalizado e democratizado à informação também podem ser veículos facilitadores da propagação de qualquer tipo de informação, sem filtros de veracidade ou qualidade.

A desinformação, também associada às fake news, é considerada como informação falsa, criada e divulgada para a obtenção de benefícios económicos, com o propósito de enganar deliberadamente os utilizadores da mesma, causando-lhes prejuízo e muitas vezes prejuízo público, o que representa uma ameaça aos seus direitos fundamentais de cidadãos.

Associado a este problema não está só a questão da produção da informação mas também a adoção de comportamentos digitais que passam pela partilha da mesma ou pela publicação de comentários em redes sociais, tantas vezes sem as precauções que garantam a necessária credibilidade informacional.

Um destaque maior será dado aos profissionais da informação cujo papel é crucial no combate à desinformação, gerindo e ajudando outros a gerir informação fiável e determinante para a satisfação de necessidades informacionais, enfim, garantindo as condições para um adequado e responsável processo decisório, fundamental para o sucesso dos indivíduos e organizações.

O XIV Encontro de CTDI é, mais uma vez, um espaço privilegiado de reflexão sobre este tema atual, em que se pretende partilhar com o público diversificado – alunos, académicos e profissionais - saberes, experiências e boas práticas, de forma a combater esta realidade negativa e que exige de todos esclarecimento e desenvolvimento de espírito crítico, para além das políticas e legislação existente sobre a matéria.

 

Os subtemas do XIV Encontro de CTDI:

  •   a desinformação e o papel do profissional da informação;

  •   as causas da desinformação nas organizações;

  •   a sobrecarga informacional;

  •   os efeitos da desinformação;

  •   as formas de combater a desinformação;

  •   a informação enquanto recurso;

  •   boas práticas no uso da informação e das tecnologias no combate à desinformação;

  •   a inclusão digital;

  •   a literacia e outras de interesse.

Últimas Notícias

Oradores Confirmados: 

Nuno Serdoura dos Santos

Magistrado do Ministério Público

Fernando Zamith

Docente de Jornalismo

na Universidade do Porto

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now